Departamento de Engenharia Química Escola Politécnica Universidade de São Paulo
18/07/2017

Lançamento do Livro “Propriedades dos Fluidos Derivados de Petróleo” do Prof. Terron

Saiu pela LTC o livro “Propriedades dos Fluidos Derivados de Petróleo” de autoria do Prof. Luiz Roberto Terron.

Sumário: Na virada para o século XXI, a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP) desenvolveu um projeto para qualificar os graduandos do curso de Engenharia de Petróleo, visando à atuação no mercado de Petróleo e Gás, em expansão no país. Foi, então, elaborada uma disciplina dedicada ao estudo das propriedades dos fluidos derivados do petróleo que contou, inclusive, com a criação de um laboratório na instituição – o PetroFluid – e do material didático de suporte. Propriedades dos Fluidos Derivados do Petróleo é um dos frutos desse trabalho ambicioso. Trata-se do resultado de mais de quinze anos de experiência do autor em docência e da elaboração de todo o projeto, planejado como material de base para a graduação em Engenharia de Petróleo e em Engenharia Química, prioritariamente. Também é apropriado a disciplinas como Termodinâmica Química e afins, em cursos que contemplem o assunto. Da mesma forma, pode ser aplicado na pós-graduação, na área de Petróleo e Gás.

O Professor Terron também e autor da obra “Operações Unitárias para Químicos, Farmacêuticos e Engenheiros” de 2012.